sexta-feira, 5 de junho de 2020

Alfavaca

Chá de Alfavaca



O Chá de Alfavaca (Ocimum basilicum) é amplamente cultivado na Índia, devido os variados usos de seu óleo nas industrias de alimentos e cosméticos. A alfavaca, é da mesma família do manjericão, tendo como principal diferença o tamanho de suas folhas. Por este motivo um de seus nomes é manjericão-de-folha-larga. Na medicina popular é muito usada devido suas propriedades tônicas e digestivas.

Sendo muito usada na culinária, seus benefícios são tantos, que na medicina de muitas culturas, possui milhares de adeptos que buscam, na erva, ajuda para cuidar da saúde.
A alfavaca possui muitas vitaminas como, vitamina K, C, B9 e A. Minerais como ferro, cobre, manganês, potássio e cálcio. Além de aminoácidos, lisina, isoleucina, cistina e metionina. Devido suas propriedades é usada para prevenir e tratar problemas como evitar o alto colesterol, cuidar do coração, cuidar da saúde ocular e bucal, reduzir inchaço, entre outros benefícios.   







                            Indicações

Saúde do coração;
Evitar alto colesterol;
Saúde ocular e bucal;
Combater gripe, inflamações e inchaço;
Diminuir o estresse oxidativo;
Combater o envelhecimento precoce;
Promove a saúde do cérebro;
Antibacteriano;


Aliviar tosse e problemas respiratórios.
               

Chá  Infusão de Alfavaca de cobra

                                                    

Muito rica em enxofre, nitrato de potássio, cálcio, pigmentos flavônicos, mucilagem e 
taninos, a alfavaca é utilizada internamente, sob a forma de infusão ou tisana, para tratar infeções das vias urinárias, nefrites e pedras nos rins e na bexiga, dado que acalma a dor durante a passagem de urina e fortalece todo o aparelho urinário. Além de diurética, tem uma ação suavizante nos tecidos, alivia edemas e é útil em casos de retenção de líquidos. Tanto em uso externo como interno, é de grande eficácia no combate às hemorroidas. Utiliza-se ainda a alfavaca contra infeções provocadas pelo herpes zoster e estão a ser realizados estudos sobre a sua aplicação no tratamento de outras doenças virais, incluindo a SIDA dos gatos. A infusão fresca é mais eficaz do que a versão seca. Para a sua confecção, recomenda-se que coloque duas colheres de chá da planta fresca e picada ou apenas uma colher da planta seca numa chávena de água a ferver. Tape e espere 10 a 15 minutos. Tome três vezes ao dia.
Cuidados: As suas flores podem causar irritações na pele ou febre dos fenos e até desencadear ataques de asma em algumas pessoas. Quem sofrer de alergias ao pólen não se deve aproximar desta planta durante os meses de verão. Não é recomendada a grávidas.
As propriedades atribuídas são baseadas no uso tradicional e retiradas da internet, não sendo da nossa responsabilidade.
Não deve substituir cuidados médicos, diagnósticos ou prescrições


Nenhum comentário:

A aromaterapia

  A aromaterapia é uma técnica terapêutica que consiste no uso de aromas de plantas medicinais para oferecer saúde e bem-estar. Através do W...